Inteligência Artificial: o que é, como funciona e exemplos

Nos últimos anos, a medicina tem se beneficiado enormemente da Inteligência Artificial, impactando a rotina de profissionais de saúde e pacientes. A IA é usada, por exemplo, para priorizar filas de atendimento e analisar uma quantidade enorme de dados clínicos que humanos não conseguem processar. Ela também é usada em soluções voltadas à interoperabilidade e até mesmo em cirurgias feitas por robôs, sem a interação direta do médico, que fica apenas responsável pela supervisão do procedimento. Muito estudado nas últimas décadas, o conceito de Inteligência Artificial (IA) está promovendo inovações verdadeiramente disruptivas nas empresas, que impactam diretamente não só suas cadeias produtivas, como também o nosso cotidiano.

Isso porque a base de aprendizado da inteligência artificial pode priorizar conteúdos com mais views e cliques, a depender das preferências e localização do usuário. No mesmo ano, os pesquisadores Allen Newell, JC Shaw e Herbert Simon criaram o Logic Theorist, considerado por muitos o primeiro software de inteligência artificial em execução. Ele foi desenvolvido para imitar os processos cerebrais de matemáticos humanos para provar teoremas da matemática. Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT foi programado para realizar diferentes atividades. Sua capacidade vai desde criar respostas, produzir conteúdos até entender a linguagem humana.

Casas, cidades e infraestruturas inteligentes

Ao utilizar uma vasta gama de dados e de reconhecimento de padrões, a IA poderá alertar antecipadamente para as catástrofes naturais e permitir uma preparação e atenuação eficientes das consequências. Termostatos inteligentes aprendem com o nosso comportamento para economizar energia, enquanto os desenvolvedores de cidades inteligentes pretendem controlar o tráfego para melhorar a conectividade e reduzir os engarrafamentos. Os motores de busca aprendem com a vasta entrada de dados, providenciados pelos seus usuários, para fornecer resultados de pesquisa relevantes. A rápida ascensão da IA e o seu uso generalizado também geram preocupações com a privacidade, pois os sistemas dependem de grandes quantidades de dados que, hipoteticamente, podem estar expostos ao roubo.

Baca juga :  Menjawab Tantangan (I)

É hora de descobrir ferramentas de IA que você usa ou que nem conhece e talvez não tenha nem percebido. Desenvolver soluções de marketing digital para ampliar a divulgação e abrangência de atuação de uma ONG. Projetar e desenvolver um experiência em realidade virtual para a apresentação da Game House VIVO KEYD. Projetar e construir uma experiência de engajamento, adesão ou divulgação da plataforma SBT Games.

AWS UFMG: A Revolução da Tecnologia na Educação

Desenvolver apps e plataformas que possibilitem a independência de pessoas com deficiência intelectual. Projetar e construir próteses para membros superiores do corpo humano, usando tecnologia e controle. Criar ferramentas para identificar vazamento de dados públicos com Cyber Threat Intelligence. Por falar nisso, a segurança https://saojoaquimonline.com.br/variedades/2023/11/22/curso-de-teste-de-software-saiba-como-escolher-seu-proximo-guia-na-carreira/ das informações é uma das discussões mais importantes na nossa atualidade. Mesmo assim, é fundamental compreender que esses são apenas alguns exemplos dos avanços tecnológicos da IA que estamos experimentando atualmente. As plataformas conseguem conversar como um humano e realizar uma série de ações que são solicitadas.

Baca juga :  Arti Sahabat

A Evolução da IA, desde que o termo surgiu pela primeira vez em 1950, está presente em nosso cotidiano em formas muitas vezes “invisíveis”. Parque tecnológico com 58 laboratórios, mais de 3 mil computadores e equipamentos de última geração. Desenvolver um assistente virtual para navegação pelo aplicativo, atendimento e esclarecimento de dúvidas pelas equipes das promotorias do estado de São Paulo. Projetar e desenvolver um veículo autônomo controlado por Curso de teste de software para transportar objetos em uma linha de produção, compreendendo pessoas e sinalizações. Utilizar serviços de geolocalização para desenvolver projetos de mobilidade, entregas e transporte que baixem o custo total de entregas. Criar estratégias digitais que utilizem marketing de recompensa para aumentar a fidelização dos clientes ao banco.

Inteligência Artificial Fraca

Inteligência artificial é a tecnologia capaz de construir computadores e máquinas que tomam decisões autônomas baseadas em um tipo inteligência que imita a dos seres humanos. Mas é nas empresas onde a revolução da IA já está acontecendo, com suas aplicações sendo utilizadas para impulsionar os resultados, o aumento da produtividade e a economia de tempo. A IA é utilizada nas mais diversas áreas e ajuda profissionais de gestão a mapear processos.

  • Também é importante que conheçam como integrá-las a outras soluções, especialmente as existentes na empresa.
  • Os investigadores estão a pesquisar como podem usar IA para analisar grandes quantidades de dados de saúde e encontrar padrões que podem levar a novas descobertas em medicina e a outras maneiras de melhorar o diagnóstico individual.
  • Quando bem aplicada, a IA pode aperfeiçoar o desempenho, a produtividade e reduzir custos das empresas, podendo gerar, inclusive, vantagens competitivas.

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *